História da Joalheria

Joalheria

…é a arte de produção de joias que envolve todos os aparatos ornamentais, tipicamente feitos com gemas e metais preciosos como prataouroplatina e paládio. Hoje, porém, com o desenvolvimento do design, a joalharia pode ser feita com praticamente qualquer material como titânio e nióbio além de resinas e outros polímeros .

Os principais produtos produzidos pela joalharia têm forma de anéisaliançascolarestiarasbrincosbroches, abotoaduras, medalhas, pingentes e piercings. A criatividade e a busca constante traz com frequência um grande número de novos produtos que em outros tempos não poderíamos imaginar encontrar no mundo das joias, tais como: bolsas, cintos, sapatos e soutien de brilhante.

Uma peça de joalharia é qualquer peça feita de materiais finos para decoração própria.

 

História

A palavra joalheria é derivada da antiga palavra francesa jouel, que foi também anglicanizada por volta do século XIII. Procurando em tempos mais antigos encontramos também a palavra jocale que significa objecto de brincar.

A joalharia aparece em todos os períodos da História, desde o alvorecer do Homem. Recentemente foram encontradas conchas com 100 000 anos que foram transformadas em contas, sendo assim a peça mais antiga de joalharia conhecida. Apesar de nos primórdios as peças de joalharia serem criadas para usos mais práticos, como prender peças de roupa juntas, nos tempos mais recentes é usada maioritariamente para decoração.

As primeiras peças de joalharia eram feitas de materiais naturais como ossos e dentes de animais, conchasmadeira e pedras esculpidas. Nesta altura a joalharia era feita sobretudo para pessoas com uma alta importância para demonstrar estatuto social e eram na maioria das vezes enterradas com elas.

Conheça também a História das Jóias

Fonte: Wikipédia

× Fale agora conosco!